quinta-feira, maio 26, 2011

Comparações

Umas das coisas que o Metro de Lisboa tem melhor que o Metro do Porto (atrever-me-ei a dizer, a única?) são as 2 paragens que dão directamente para shopping's: a Oriente para o Vasco da Gama e a Colégio Militar para o Colombo (que só este é gigante!). É certo que no Porto, a paragem Sete Bicas é pertinho do Norteshopping, mas ainda assim temos que caminhar uns bons 5 minutos até lá chegar (sim eu sou a preguiça em pessoa!), enquanto que aqui em Lisboa é direitinho na entrada do shopping. É sair numa porta e entrar noutra! Também é bastante cómodo, tendo em conta que temos mais por onde escolher coisas, ir passear, há mais e diferentes lojas pra ver e ainda há a possibilidade de, se nos faltar o ar, irmos dar uma voltinha ao Parque das Nações e ver o rio, ou então regalar a vista com o belo Estádio do Glorioso! Isto de viver sem carro é um costume difícil, por isso para mim é uma maravilha ter Metro ali mesmo!
Depois disto, as diferenças entre ambos começam a descambar. De facto, não há nada como o Metro do Porto: limpinho, fofinho, confortável, com vista prá rua como quem vai a passear (sim, porque é uma depressão autêntica andar sempre nos túneis!), com portas que não correm perigo de cortar uma pessoa ao meio, estações sempre limpas e, mais importante de tudo, com os elevadores e as escadas rolantes sempre a funcionar! Um luxo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ok... mas o conceito do metro não é ter vista para a rua. Até porque em Lisboa existe esse "metro" do Porto que são os eléctricos novos, que p.ex. vão do Cais do Sodré até Belém. Também é normal que o metro do Porto seja mais confortável e limpo uma vez que é recente. O de Lisboa já tem muitos anos! Já andávamos de metro á anos, enquanto no Porto nem o sonhavam ter.

Alfacinha

Kat disse...

Caro Alfacinha,

a razão pela qual o Metro do Porto não é subterrâneo como o de Lisboa é porque o solo da cidade é demasiado duro para perfurar... a tentativa saiu falhada e por isso surgiu a opção de fazê-lo à superfície. E como me habituei a viajar de metro dessa forma, é natural que sinta falta de um pouco de "luz" durante as viagens de metro em Lisboa.
E essa experiência de anos de Metro em Lisboa, 50 anos se nao estou em erro, já deveria ser suficiente para melhorarem as condições, não concorda comigo?

Obrigada pela visita!

Anónimo disse...

Claro que sim! Exemplo disso são algumas estações nas linhas verde e amarela que continuam com o "traço" original. Apesar de ser alfacinha de gema também aponto os defeitos quando necessário.

Gostei do blog!

Um abraço.

Alfacinha

Anónimo disse...

ops não é amarela é azul!

Alfacinha