quarta-feira, setembro 07, 2011

Singulares de Lisboa, venham cá...

Sabem que eu só celebrei o 1º ano de vivência nesta cidade na semana passada. Ainda assim, pensei que já tinha dominadas todas as expressões, sotaques, sinónimos, etc... estou redondamente enganada!
Como deve imaginar, vindo eu dessa bela cidade que é o Porto, estou habituada e mandar as minhas asneiradas de vez em quando. No trabalho, e no convívio com os demais lisboetas, obviamente que isso não acontece. Vivo reprimida durante toda uma semana até chegar ao fim-de-semana e aí, juntando-me com conterrâneos, é quando estou mais à vontade. Não quero com isto dizer que digo muitas asneiras, que não digo, mas quando me magoo ou quando alguma coisa me irrita, tenho tendência para soltar um "foda-se" ou uma "merda".

Hoje estava numa reunião de trabalho e deixei cair uma caneta ao chão, baixei-me para a apanhar e bati com a cabeça na mesa. "Porra!" disse eu com toda a delicadeza, quando na minha cabeça surgia um gigante "FODA-SE!!!! PUTA DA MESA!!"
A minha directora ri-se e diz-me:
- Kat, não se dizem asneiras!
Ao que eu rapidamente respondi:
- Mas eu não disse nenhuma asneira, disse "porra"!
- Pois, mas isso é uma asneira...
- Ai é? Não sabia... peço desculpa!
- Pois, eu já te tinha ouvido dizer isso algumas vezes... sabes o que é a porra?
- ...
- A porra é o órgão sexual masculino!
- Ah... pois, não fazia ideia... --'

Ora bem, e o que eu quero saber é se é mesmo assim ou foi ela a inventar, porque ela assim um bocadinho picuinhas. É que na minha terra, o órgão sexual masculino tem outro nome que, por coincidência, é de facto uma asneira!
Vocês elucidem-me! Que nesta terra uma pessoa está sempre a aprender!

13 comentários:

olhos e alma disse...

AAHAHHAAH adorei. A-D-O-R-E-i xD

Anónimo disse...

Amei! XD
Mas não te sei dizer se é mesmo. XD

B. disse...

Não sei bem se, efectivamente, é ao órgão sexual masculino. Mas ela tem razão quando implicitamente diz que socialmente não é bem aceite...
Coisas!! =)

Anónimo disse...

1. Pau comprido e arredondado. = CACETE, MOCA, PORRETE

2. [Informal] Coisa ou facto incómodo. = PORCARIA

3. [Calão] Pénis.

4. [Calão] Esperma, sémen.

interj.



5. [Calão] Expressão que indica irritação ou desagrado

Encontrei isto no dicionario! Sabia que era asneira mas nunca soube o porquê!
Agora já sei! Nao volto a dizer!

Cacau disse...

Epá, Lisboeta que sou e nunca ouvi dizer que porra tem esse significado. Cá para mim a tua directora tava a inventar... Sabes, não sou uma lisboeta "normaç", porque sendo filha de transmontanos tb me farto de dizer caralhadas! ;)

Ana disse...

Nunca ouvi tal coisa :P

Joana Cardoso disse...

gostei imenso do teu blog!
e partilho contigo a mesma opiniao, os lisboetas sao em geral demasiado picuinhas, enfim..
e por curiosidade fui ver o q qeria mesmo dizer 'porra' e ao q parece, 'porra' pode ser o liquido espermatico de alguns animais...
ahaha x)
keep it up!

dayaday disse...

Acredita que está muito complicada! XD

dayaday disse...

=OOO Eu ia escrever que não sabia... mas quando vi o comentario da PAlmeirinha... de certeza que hoje fiquei mais culta! Obrigada*

Adoreiii*

Kat disse...

Obrigada a todas pela ajuda!!

Um especial 'merci' à Palmeirinha pela procura no dicionário! Agora também já vou ter que passar esta palavra para uso exclusivo ao fim-de-semana ;)

Beijo!

80nuncamais disse...

Porra é mm um calão do mais ordinário. Na minha casa dizê-lo equivalia a levar imediatamente. Infelizmente é mm aquele que mais gosto! Em casa com as crianças digo "POXA". O significado cá na santa terrinha (Setúbal) e tb LX (onde estudei e trabalhei) é calão para Esporra/Sémen.

Pedro Bom disse...

Tal como tu, também não sou de Lx. Vivi 7 anos no Porto, embora também não seja de lá.
Na realidade para cada sitio que nos mudamos, há expressões particulares, algumas mesmo na zona do grande Porto. Recordo-me uma vez ir a Vila do Conde e pedir uma informação e o senhor dizer-me, "você vai por aqui, depois encontra uma Cruz e esquiva-se à direita", na realidade e no meu entender o que ele queria dizer era: você vai por aqui, depois encontra um Cruzeiro e vira à direita. Na altura, com a sua forma de falar e sotaque... tive que fugir rapidamente dali para não me rir.

Azul do Mar disse...

Ahahah, sinceramente não faço ideia, mas sim, realmente é uma asneira, mas é daquelas a que não se dá muita importância (pelo menos eu não dou :P)